
Lembro-me da primeira vez que me aventurei a escalar uma frondosa árvore. Ainda menino, com muito receio de que alguns daqueles galhos viesse a se partir, avançava atentamente cada obstáculo e me distanciava gradativamente do solo, passo a passo, até conquistar o último galho num suspiro de equilíbrio.
Do topo, fui gratificado com a visão gloriosa do horizonte, ainda virgem aos meus olhos, de um mundo fascinante.
No auge de minhas imaginações infantis, acabara de conquistar o mundo.
Devo muito àquela árvore.
5 comentários:
Não me recordo da minha primeira árvore, mas creio que seja aque me foi mais especial uma pintangueira no fundo da minha casa onde passei minha infância, árvore hoje que já não existe mais...
Fiquei feliz em relembrar daquela pitangueirae de como era bom, mas pensar nisso me levou a outro pensamento que entristeceu-me.
Será que meus filhos vão preferir aventurar em árvores, ao invéz de games e computadores?...e os meus netos será que haverá árvores?...
Por falar em árvores, sem duvida alguma nelas estão a origem de toda a vida. Se prestarmos atenção nelas existe um universo inteiro: insetos, ninhos de pássaros, fungos e tantas outras formas de vida.
O dia que não houver árvores no planeta o homem já terá ido há muito tempo, porque será impossivel a nossa sobrevivência sem elas.
Assim conservar as florestas ou um pé de árvore é tão importante quanto salvar a nossa propria vida.
Kleber é um pequeno texto, mas muito grande em beleza e poesia.
(Eu acho que a preocupação com o aquecimento global se tornou exagerada, precisamos tomar atitudes sim, mas antes de tudo existe um arquiteto universal que nos ama como seus filhos que somos. Com certeza Ele nunca admitirá a nossa extinção. Jesus Prometeu tudo isso, eu confio NELE.)
Parabens!
Rivaldo eu concordo com o que disse, porém somos um sisco na história da terra, e como todos os seres q aqui abtam são um processo de evolução, não acho q somos melhores que qualquer ser aqui, então até q ponto deus manterá uma espécia, que é como um virus, vai para um lugar, se multiplica exageradamente consome tudo que há e depois vai pra outro lugar e faz a mesma coisa, sempre destruido sua criação.. e que um corpo no caso a terra tenta fazer quando a um virus, tenta expulsa-lo...pelos noticiarios já dá pra perceber esse processo começar....É a lei da vida seleção natural..
Até mesmo os mais intelectuais que tem conciencia disso, contribui de alguma forma para esse sistema destruidor q vivemos.
Olá Nayara eu concordo com você sobre seleção natural, entretanto existe muitos seres humanos superiores sim. Os indios por exemplo, porque superioridade nunca foi da forma que conhecemos: dinheiro, bens materiais, carros de luxo, isso tudo é uma grande alienação. A superioridade está nos mais humildes e sábios. A sabedoria é algo que vem de Deus e a inteligência não, porque ela foi capaz de construir bombas nucleares e a sabedoria o caminho da vida.
Sou um franciscano por devoção, tenho um site dedicado a São Francisco, como você disse ele chamou todos de irmãos: desde um verme até o maior dos animais. Os elementos da natureza, somos todos interligados, com a diferença que o homem é inteligente ou parece ser.
É muito polêmico esse assunto, ninguem nunca chegará num acordo, mas em confio na minha fé, em Deus e Ele saberá escolher os seus...
Quanto aos intelectuais deveriam ser eles os primeiros a desaparecer, pois até Jesus os desprezava, Ele já sabia onde eles iriam nos levar: a esse abismo que estamos vivendo...
Veja no meu blog (http://sintonia777.zip.net) um artigo do Frei Beto, muito interessante.
Blog São Francisco de Assis(http://carisma.franciscano.zip.net)
Blog sobre meio ambiente(http://aldeia.mundus.zip.net) no post do dia 22/04/2007 tem um texto sobre Gaia se você quiser ler, é só clicar no histório mes abril/2007 que abrira uma janela do periodo.É o último período, foi quando comecei esse blog.Existia algumas falhas de edição. OK?
"Não arrepara", como dizia meu pai caipira, mas que sabia quando ia chover ou fazer seca, isso só observando a natureza.
PAZ E BEM!
Bom Seu Rivaldo, uma pergunta quem seria os intelecruais para o Senhor?
Em relação a Deus um poema do Fernando Pessoa vai dar uma noçao do meu pensar..
"Não acredito em Deus porque nunca o vi.
Se ele quisesse que eu acreditasse nele,
Sem dúvida que viria falar comigo
E entraria pela minha porta dentro
Dizendo-me, aqui estou!
(Isto é talvez ridículo ao ouvidos
De quem, por não saber o que é olhar para as cousas,
Não compreende que fala delas
Com o modo de falar que reparar para elas ensina.)
Mas se Deus é as flores e as árvores
E os montes e o sol e o luar,
Então acredito nele,
Então acredito nele a toda hora,
E a minha vida é toda uma oração e uma missa,
E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.
Mas se Deus é as árvores e as flores
E os montes e o luar e o sol
Para que lhe chamo eu Deus?
Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar;
Porque, se ele se fez, para eu o ver,
Sol e luar e flores e árvores e montes,
Se ele me aparece como sendo árvores e montes
E luar e sol e flores,
É que ele quer que eu o conheça
Como árvores e montes e flores e luar e sol.
E por isso eu obedeço-lhe,
(Que mais sei eu de Deus que Deus de si-próprio?),
Obedeço-lhe a viver, espontaneamente,
Como quem abre os olhos e vê,
E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes,
E amo-o sem pensar nele,
E penso-o vendo e ouvindo,
E ando com ele a toda hora.
Concordo como que disse, somos todos interligados e não há ser superior ao outro, mais a natureza é justa e... uma abelha ajuda a polinizar as flores, flores e arvores são os pulmões do mundo, os animais mantém um ciclo onde existe uma cadeia alimentar que mantém todo o equilibrio e assim vai...
Agora uma coisa que fico procurando uma resposta...qual a nossa função? que parte desse ciclo a gente faz, que papel a gente exerce para manter toda essa maravilha que é a natureza?? juro que não sei...
Mais uma coisa, essas minha duvidas não faz tornar menos humanista, o que odeio a nossa raça peo contrário...mas...não sei qual o nosso papel aqui!
Postar um comentário